segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

#O envelope do candidato

Continuo sem perceber qual o motivo de tanto alarido, por causa de uns envelopes de donativos, que os senhores da campanha presidencial tanto querem esconder.
Eu pessoalmente não vejo qualquer razão, seja politica ou jurídica. Nós ao contrário de outros povos, vivemos em democracia, liberdade e num estado de Direito. Como tal qualquer cidadão é livre de expressar e de doar o que bem entender, sem que ninguém tenha nada a ver com o assunto que só diz respeito ao próprio.
Não estou a ver a  indignação perante a reportagem e o repórter em causa;
Se não estavam a ludibriar ninguém, se as pessoas estavam a fazer um donativo de livre vontade, qual a causa para tanto secretismo?( não me parece que o “fisco” fosse ou venha a interferir).
Pondo isto haverá concerteza outras análises que se possam fazer ( no âmbito académico, como seja a interpretação que cada um de nós faça  em análise do discurso), ma isso levar-no-ia a outro tema.
Numa democracia e numa campanha presidencial que se quer que seja transparente, honesta,de boa fê e cordial qual a necessidade destes “fair-divers” que não abonam em nada a favor dos candidatos.
Sinceramente eu não consigo descortinar qualquer maldade e  ou outros interesses escondidos por parte da reportagem, Para mim ficou claro que alguém (não sei porque motivo) não queria que as pessoas/cidadãos tivessem conhecimento de algo que para mim não tem qualquer tipo de relevância, donativos é algo banal na sociedade em que vivemos. .É por isso e por poder-mos abertamente expressarmo-nos e ter-mos ideias diferentes, que o 25 de abril 1974 nos trouxe este sistema politico, em que eu e penso que a grande maioria dos portugueses, tanto nos agrada e que dá pelo nome de “ Democracia”


a.m